בְּרֵאשִׁית א' א בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַ֫יִם וְאֵת הָאָ֫רֶץ׃ |
01 בְּרֵאשִׁית בְּ PREPOSIÇÃO INSEPARÁVEL ![]() O pictograma "ב" é a imagem de uma TENDA (planta baixa da tenda), mas também representa: BARRACA, CASA, LAR; FAMÍLIA (a família que reside dentro dela); EM, DENTRO. EM, COM, POR, PARA, SOBRE, SOB, DENTRO, AO LADO DE, A... Com alguns substantivos pode formar advérbios e equivale a -MENTE. רֵאשִׁית SUBSTANTIVO FEMININO SINGULAR "סְמִיכוּת" PRIMÍCIA; o primeiro de uma espécie; primeiros frutos; primeiro fruto (primogênito): PRIMEIRO; tempo em que algo começa; estágio inicial ou primeira parte: PRINCÍPIO, INÍCIO, COMEÇO. סְמִיכוּת significa: CONSTRUTO. Uma palavra em ESTADO CONSTRUTO expressa uma relação de genitivo (relação de posse) e, geralmente, é traduzida com o auxílio da preposição “de”. רֹאשׁ SUBSTANTIVO MASCULINO SINGULAR ![]() ![]() O pictograma "ר" é a imagem de uma CABEÇA de HOMEM e representa: CABEÇA, TOPO, CUME; CHEFE, O MAIS IMPORTANTE, PRINCIPAL; PRIMEIRO, PRINCÍPIO, COMEÇO, INÍCIO. O pictograma "א" é a imagem de uma CABEÇA de BOI e representa: FORÇA, PODER; LÍDER, CHEFE. CABEÇA (homem, família, tribo, lugar, cidade, nação); CHEFE, LÍDER; PRINCÍPIO; TOPO, CUME, SUPERIOR; SUPREMO; MELHOR (de um ser ou grupo). |
02 בָּרָא VERBO PRETÉRITO PERFEITO 3ª Pessoa Masculino Singular ![]() ![]() O pictograma "ב" é a imagem de uma TENDA (planta baixa da tenda), mas também representa: BARRACA, CASA, LAR; FAMÍLIA (a família que reside dentro dela); EM, DENTRO. O pictograma "ר" é a imagem de uma CABEÇA de HOMEM e representa: CABEÇA, TOPO, CUME; CHEFE, O MAIS IMPORTANTE, PRINCIPAL; PRIMEIRO, PRINCÍPIO, COMEÇO, INÍCIO. A combinação dessas imagens significa: família de cabeças (pessoas principais, líderes, chefes etc.). As famílias de plantas de grãos como o trigo e a cevada possuem um aglomerado de sementes (cabeças) no topo do caule. Tais grãos eram usados como alimento para o homem e para o gado. Os talos dos grãos eram queimados para produzir potássio para fazer sabão (o que é limpo com sabão fica branco ou brilhante). ALIMENTAR, ENGORDAR, PREENCHER; COMER, GANHAR PESO; MOLDAR, MODELAR, FORMAR, PLASMAR (dar forma a: alguém, algo ou si mesmo); CONSTRUIR, FAZER, PRODUZIR, FUNDAR, CRIAR. A palavra “criar” é uma palavra abstrata e um conceito estranho aos hebreus. Enquanto algumas culturas vêem אֱלֹהִים como alguém que fez algo do nada (criou), os hebreus o viam como um pássaro que vai adquirindo e juntando materiais para construir um ninho, os céus e a terra. Os hebreus viam o homem como os filhos (ovos) para os quais אֱלֹהִים construiu o ninho. Com base no princípio da בָּרָא ,תּוֹרָה significa o momento em que אֱלֹהִים preencheu o espaço vazio. Como nas cosmogonias (estudo da origem de determinados objetos ou sistemas astrofísicos) antigas, o autor pensa mais na ação criadora de אֱלֹהִים que organiza o “mundo”, do que em um começo absoluto. |
03 אֱלֹהִים אֱלוֹהִים אוֹ אֱלֹהִים SUBSTANTIVO MASCULINO PLURAL 1. Palavra no plural que indica um único ser 2. É um dos títulos, atributos ou apelidos de יהוה 3. Palavra genérica para a divindade de qualquer nação 4. Palavra utilizada também para: governantes, juízes, poderosos, seja como representantes divinos em lugares sagrados ou refletindo a majestade e o poder divinos אֱל֫וֹהַּ אוֹ אֱלֹ֫הַּ SUBSTANTIVO MASCULINO SINGULAR SER SUPREMO; DIVINDADE. מַפִּיק → É o nome do ponto colocado dentro de letra “ה” no final da palavra e significa (trazer para fora). O מַפִּיק dá à letra “הּ”status consonantal completo em comparação com seu status normal de silêncio no final da palavra. פַּתָּח גְּנוּבָה → PATTÁCH FURTIVO - É o nome do פַּתָּח colocado sob as letras ע ,ח ou ה no final da palavra. O פַּתָּח גְּנוּבָה deve ser executado antes da letra. אֱלָהּ SUBSTANTIVO MASCULINO SINGULAR SER SUPREMO; DIVINDADE. אֲרָמִית |
04 אֵת ![]() ![]() O pictograma "א" é a imagem de uma CABEÇA de BOI e representa: FORÇA, PODER; LÍDER, CHEFE. O pictograma "ת" é a imagem de DUAS VARETAS CRUZADAS usadas para fazer um SINAL (marca identificadora, símbolo, indicação) ou MARCA (rastro, impressão). A combinação dessas imagens significa: um boi se movendo em direção a uma marca. Ao arar um campo com bois, o lavrador conduz os bois em direção a uma marca distante para manter o sulco reto. Um viajante chega ao seu destino seguindo uma marca. A viagem em direção a uma marca, destino ou pessoa. Um estandarte, ou bandeira, com a marca da família está pendurado como sinal. Um acordo ou convênio entre dois em que um sinal ou marca do acordo é feito como um lembrete para ambas as partes. אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת Opção 1 PARTÍCULA SINAL (indicação), SEM TRADUÇÃO, QUE INDICA O OBJETO DIRETO. Quase sempre introduz o complemento direto, pessoa ou coisa ou sufixo. O objeto direto é uma palavra que representa uma pessoa ou coisa que sofre a ação do verbo. O objeto direto pode ser definido ou indefinido. אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת Opção 2 PREPOSIÇÃO Algo que se aproxima de algo para estar com ele, ou seja, denota proximidade; significa estar em conjunto com: COM, AO LADO DE, JUNTO A, JUNTO COM, PRÓXIMO, EM, EM COMPANHIA DE, ALÉM DE. אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת Opção 3 SUBSTANTIVO Implemento agrícola puxado por animais, usado para cortar o solo e virá-lo para prepará-lo para semear ou plantar: ARADO; RELHA. |
05 הַשָּׁמַ֫יִם • הַ • הַ אוֹ הָ אוֹ הֶ אוֹ הֲ אוֹ הַ FUNÇÕES DA LETRA ה ![]() O pictograma "ה" é a imagem de um HOMEM com os BRAÇOS LEVANTADOS olhando em direção a algo de interesse e significa: OLHAR (usar os olhos para ver, contemplar, espiar.); VER (perceber pela visão, enxergar, distinguir ou alcançar com a vista, avistar, divisar.); REVELAR (mostrar, desvelar, descobrir, divulgar, manifestar, fazer aparecer, tornar conhecido.); RESPIRAR (absorver e expulsar ar {pessoa ou animal}, puxar ar para dentro dos pulmões e expelir, inalar e exalar, vida.). a) Artigo Definido (O, A; OS, AS.) → O artigo definido nunca se encontra sozinho, mas sempre prefixado ao substantivo ou adjetivo que está definindo. A forma do artigo não é afetada pelo gênero nem pelo número do substantivo ao qual está prefixado, mas é igual para todos os gêneros e números. O hebraico não tem artigo indefinido. A ausência do artigo definido indica que o substantivo é indefinido: הַמֶּלֶךְ O REI → מֶלֶךְ UM REI b) Partícula de Vocativo (não existe em português): הַמֶּלֶךְ Ó REI! REI! c) Partícula Demonstrativa (parece ser o uso primitivo): הַיּוֹם HOJE; הַלַּיְלָה ESTA NOITE. d) Partícula Interrogativa: Direta, Indireta ou Retórica: הֲלוֹא POR ACASO NÃO...?, SERÁ QUE NÃO...?, ou simplesmente a entonação ou os sinais gráficos, NÃO...? שָׁמַ֫יִם SUBSTANTIVO MASCULINO DUAL CÉUS, DOMICÍLIO, FIRMAMENTO, ESPAÇO, AR, ATMOSFERA, MORADA DAS ESTRELAS. מַ֫יִם SUBSTANTIVO MASCULINO DUAL ![]() O pictograma "מ" é a imagem de ÁGUA ou qualquer outro LÍQUIDO. ÁGUAS (em geral, em sentido indiferenciado); contextualmente pode denotar formas diferenciadas (hipônimos), como MAR (o mar mediterrâneo era temido pelos Antigos Hebreus por ser desconhecido {o que está além ou abaixo} e por causa de seu tamanho, tempestades e ferocidade.), RIO, LAGO, TORRENTE; ou, por ampliação, SANGUE, LÁGRIMAS, URINA, SÊMEN. Em sentido figurado pode ser: CAOS, PERIGO, VIOLÊNCIA, ALGO TRANSITÓRIO, REVIGORAMENTO. A concepção de “ÁGUA” ou “CÉU” (no singular) não existe em hebraico, ou seja, só existe na tradução. |
06 וְאֵת וְ וָו הַחִיבּוּר CONJUNÇÃO E, TAMBÉM. Conjunção aditiva que serve para unir palavras e orações. Sinaliza uma continuidade discursiva. אֵת ![]() ![]() O pictograma "א" é a imagem de uma CABEÇA de BOI e representa: FORÇA, PODER; LÍDER, CHEFE. O pictograma "ת" é a imagem de DUAS VARETAS CRUZADAS usadas para fazer um SINAL (marca identificadora, símbolo, indicação) ou MARCA (rastro, impressão). A combinação dessas imagens significa: um boi se movendo em direção a uma marca. Ao arar um campo com bois, o lavrador conduz os bois em direção a uma marca distante para manter o sulco reto. Um viajante chega ao seu destino seguindo uma marca. A viagem em direção a uma marca, destino ou pessoa. Um estandarte, ou bandeira, com a marca da família está pendurado como sinal. Um acordo ou convênio entre dois em que um sinal ou marca do acordo é feito como um lembrete para ambas as partes. אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת Opção 1 PARTÍCULA SINAL (indicação), SEM TRADUÇÃO, QUE INDICA O OBJETO DIRETO. Quase sempre introduz o complemento direto, pessoa ou coisa ou sufixo. O objeto direto é uma palavra que representa uma pessoa ou coisa que sofre a ação do verbo. O objeto direto pode ser definido ou indefinido. אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת Opção 2 PREPOSIÇÃO Algo que se aproxima de algo para estar com ele, ou seja, denota proximidade; significa estar em conjunto com: COM, AO LADO DE, JUNTO A, JUNTO COM, PRÓXIMO, EM, EM COMPANHIA DE, ALÉM DE. אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת Opção 3 SUBSTANTIVO Implemento agrícola puxado por animais, usado para cortar o solo e virá-lo para prepará-lo para semear ou plantar: ARADO; RELHA. |
07 הָאָ֫רֶץ הָ • הַ אוֹ הָ אוֹ הֶ אוֹ הֲ אוֹ הַ FUNÇÕES DA LETRA ה ![]() O pictograma "ה" é a imagem de um HOMEM com os BRAÇOS LEVANTADOS olhando em direção a algo de interesse e significa: OLHAR (usar os olhos para ver, contemplar, espiar.); VER (perceber pela visão, enxergar, distinguir ou alcançar com a vista, avistar, divisar.); REVELAR (mostrar, desvelar, descobrir, divulgar, manifestar, fazer aparecer, tornar conhecido.); RESPIRAR (absorver e expulsar ar {pessoa ou animal}, puxar ar para dentro dos pulmões e expelir, inalar e exalar, vida.). a) Artigo Definido (O, A; OS, AS.) → O artigo definido nunca se encontra sozinho, mas sempre prefixado ao substantivo ou adjetivo que está definindo. A forma do artigo não é afetada pelo gênero nem pelo número do substantivo ao qual está prefixado, mas é igual para todos os gêneros e números. O hebraico não tem artigo indefinido. A ausência do artigo definido indica que o substantivo é indefinido: הַמֶּלֶךְ O REI → מֶלֶךְ UM REI b) Partícula de Vocativo (não existe em português): הַמֶּלֶךְ Ó REI! REI! c) Partícula Demonstrativa (parece ser o uso primitivo): הַיּוֹם HOJE; הַלַּיְלָה ESTA NOITE. d) Partícula Interrogativa: Direta, Indireta ou Retórica: הֲלוֹא POR ACASO NÃO...?, SERÁ QUE NÃO...?, ou simplesmente a entonação ou os sinais gráficos, NÃO...? אֶ֫רֶץ SUBSTANTIVO SINGULAR Uma porção definida da superfície terrestre pertencente a um indivíduo ou lar de uma nação; região de origem de uma pessoa ou povo; território marcado por limites políticos; superfície sólida da terra; toda a terra ou uma região. TERRA, PAÍS, SOLO, TERRENO, TERRITÓRIO, CHÃO, CAMPO... |
COSMOVISÃO SEMITA ![]() |
PENSAMENTO CONCRETO e PENSAMENTO ABSTRATO O pensamento hebraico antigo entende o mundo por meio dos sentidos, ou seja, por meio do PENSAMENTO CONCRETO (expressão de conceitos e ideias de maneira que PODEM ser vistas, ouvidas, cheiradas, provadas ou tocadas.). Exemplo: תְהִלִּים א' ג O pensamento grego entende o mundo por meio da mente, ou seja, por meio do PENSAMENTO ABSTRATO (expressão de conceitos e ideias de maneira que NÃO PODEM ser vistas, ouvidas, cheiradas, provadas ou tocadas.). Exemplo: תְהִלִּים קג' ח Quanto maior a influência de outras culturas (persa, grega, romana etc.), maior a abstração. |
בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ׃ |
REFERÊNCIAS CRUZADAS הַהִתְגַּלּוּת ג’ יד מִשְׁלֵי ח' כב-כד הָרִאשׁוֹנָה לְיוֹחָנָן א' א יוֹחָנָן א' א-ג |