בְּרֵאשִׁית א' א

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַ֫יִם וְאֵת הָאָ֫רֶץ׃



01
בְּרֵאשִׁית

בְּ
PREPOSIÇÃO INSEPARÁVEL


O pictograma "ב" é a imagem de uma TENDA (planta baixa da tenda), mas também representa: BARRACA, CASA, LAR; FAMÍLIA (a família que reside dentro dela); EM, DENTRO.

EM, COM, POR, PARA, SOBRE, SOB, DENTRO, AO LADO DE, A...

Com alguns substantivos pode formar advérbios e equivale a -MENTE.

רֵאשִׁית
SUBSTANTIVO FEMININO SINGULAR
"סְמִיכוּת"

PRIMÍCIA; o primeiro de uma espécie; primeiros frutos; primeiro fruto (primogênito): PRIMEIRO; tempo em que algo começa; estágio inicial ou primeira parte: PRINCÍPIO, INÍCIO, COMEÇO.

סְמִיכוּת significa: CONSTRUTO.
Uma palavra em ESTADO CONSTRUTO expressa uma relação de genitivo (relação de posse) e, geralmente, é traduzida com o auxílio da preposição “de”.


רֹאשׁ
SUBSTANTIVO MASCULINO SINGULAR


O pictograma "ר" é a imagem de uma CABEÇA de HOMEM e representa: CABEÇA, TOPO, CUME; CHEFE, O MAIS IMPORTANTE, PRINCIPAL; PRIMEIRO, PRINCÍPIO, COMEÇO, INÍCIO. O pictograma "א" é a imagem de uma CABEÇA de BOI e representa: FORÇA, PODER; LÍDER, CHEFE.

CABEÇA (homem, família, tribo, lugar, cidade, nação); CHEFE, LÍDER; PRINCÍPIO; TOPO, CUME, SUPERIOR; SUPREMO; MELHOR (de um ser ou grupo).


02
בָּרָא
VERBO
PRETÉRITO PERFEITO
3ª Pessoa Masculino Singular


O pictograma "ב" é a imagem de uma TENDA (planta baixa da tenda), mas também representa: BARRACA, CASA, LAR; FAMÍLIA (a família que reside dentro dela); EM, DENTRO. O pictograma "ר" é a imagem de uma CABEÇA de HOMEM e representa: CABEÇA, TOPO, CUME; CHEFE, O MAIS IMPORTANTE, PRINCIPAL; PRIMEIRO, PRINCÍPIO, COMEÇO, INÍCIO. A combinação dessas imagens significa: família de cabeças (pessoas principais, líderes, chefes etc.). As famílias de plantas de grãos como o trigo e a cevada possuem um aglomerado de sementes (cabeças) no topo do caule. Tais grãos eram usados como alimento para o homem e para o gado. Os talos dos grãos eram queimados para produzir potássio para fazer sabão (o que é limpo com sabão fica branco ou brilhante).

ALIMENTAR, ENGORDAR, PREENCHER; COMER, GANHAR PESO; MOLDAR, MODELAR, FORMAR, PLASMAR (dar forma a: alguém, algo ou si mesmo); CONSTRUIR, FAZER, PRODUZIR, FUNDAR, CRIAR.

A palavra “criar” é uma palavra abstrata e um conceito estranho aos hebreus. Enquanto algumas culturas vêem אֱלֹהִים como alguém que fez algo do nada (criou), os hebreus o viam como um pássaro que vai adquirindo e juntando materiais para construir um ninho, os céus e a terra. Os hebreus viam o homem como os filhos (ovos) para os quais אֱלֹהִים construiu o ninho.

Com base no princípio da בָּרָא ,תּוֹרָה significa o momento em que אֱלֹהִים preencheu o espaço vazio. Como nas cosmogonias (estudo da origem de determinados objetos ou sistemas astrofísicos) antigas, o autor pensa mais na ação criadora de אֱלֹהִים que organiza o “mundo”, do que em um começo absoluto.


03
אֱלֹהִים

אֱלוֹהִים אוֹ אֱלֹהִים
SUBSTANTIVO MASCULINO PLURAL

1. Palavra no plural que indica um único ser

2. É um dos títulos, atributos ou apelidos de יהוה

3. Palavra genérica para a divindade de qualquer nação

4. Palavra utilizada também para: governantes, juízes, poderosos, seja como representantes divinos em lugares sagrados ou refletindo a majestade e o poder divinos

אֱל֫וֹהַּ אוֹ אֱלֹ֫הַּ
SUBSTANTIVO MASCULINO SINGULAR

SER SUPREMO; DIVINDADE.

מַפִּיק → É o nome do ponto colocado dentro de letra “ה” no final da palavra e significa (trazer para fora). O מַפִּיק dá à letra “הּ”status consonantal completo em comparação com seu status normal de silêncio no final da palavra.

פַּתָּח גְּנוּבָה → PATTÁCH FURTIVO - É o nome do פַּתָּח colocado sob as letras ע ,ח ou ה no final da palavra. O פַּתָּח גְּנוּבָה deve ser executado antes da letra.

אֱלָהּ
SUBSTANTIVO MASCULINO SINGULAR
SER SUPREMO; DIVINDADE.
אֲרָמִית



04
אֵת


O pictograma "א" é a imagem de uma CABEÇA de BOI e representa: FORÇA, PODER; LÍDER, CHEFE. O pictograma "ת" é a imagem de DUAS VARETAS CRUZADAS usadas para fazer um SINAL (marca identificadora, símbolo, indicação) ou MARCA (rastro, impressão). A combinação dessas imagens significa: um boi se movendo em direção a uma marca. Ao arar um campo com bois, o lavrador conduz os bois em direção a uma marca distante para manter o sulco reto. Um viajante chega ao seu destino seguindo uma marca. A viagem em direção a uma marca, destino ou pessoa. Um estandarte, ou bandeira, com a marca da família está pendurado como sinal. Um acordo ou convênio entre dois em que um sinal ou marca do acordo é feito como um lembrete para ambas as partes.

אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת
Opção 1
PARTÍCULA

SINAL (indicação), SEM TRADUÇÃO, QUE INDICA O OBJETO DIRETO.

Quase sempre introduz o complemento direto, pessoa ou coisa ou sufixo. O objeto direto é uma palavra que representa uma pessoa ou coisa que sofre a ação do verbo. O objeto direto pode ser definido ou indefinido.

אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת
Opção 2
PREPOSIÇÃO

Algo que se aproxima de algo para estar com ele, ou seja, denota proximidade; significa estar em conjunto com: COM, AO LADO DE, JUNTO A, JUNTO COM, PRÓXIMO, EM, EM COMPANHIA DE, ALÉM DE.

אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת
Opção 3
SUBSTANTIVO

Implemento agrícola puxado por animais, usado para cortar o solo e virá-lo para prepará-lo para semear ou plantar: ARADO; RELHA.


05
הַשָּׁמַ֫יִם

הַ

הַ אוֹ הָ אוֹ הֶ אוֹ הֲ אוֹ הַ
FUNÇÕES DA LETRA ה


O pictograma "ה" é a imagem de um HOMEM com os BRAÇOS LEVANTADOS olhando em direção a algo de interesse e significa: OLHAR (usar os olhos para ver, contemplar, espiar.); VER (perceber pela visão, enxergar, distinguir ou alcançar com a vista, avistar, divisar.); REVELAR (mostrar, desvelar, descobrir, divulgar, manifestar, fazer aparecer, tornar conhecido.); RESPIRAR (absorver e expulsar ar {pessoa ou animal}, puxar ar para dentro dos pulmões e expelir, inalar e exalar, vida.).

a) Artigo Definido (O, A; OS, AS.) → O artigo definido nunca se encontra sozinho, mas sempre prefixado ao substantivo ou adjetivo que está definindo. A forma do artigo não é afetada pelo gênero nem pelo número do substantivo ao qual está prefixado, mas é igual para todos os gêneros e números.

O hebraico não tem artigo indefinido. A ausência do artigo definido indica que o substantivo é indefinido:
הַמֶּלֶךְ O REI → מֶלֶךְ UM REI

b) Partícula de Vocativo (não existe em português): הַמֶּלֶךְ Ó REI! REI!

c) Partícula Demonstrativa (parece ser o uso primitivo): הַיּוֹם HOJE; הַלַּיְלָה ESTA NOITE.

d) Partícula Interrogativa: Direta, Indireta ou Retórica: הֲלוֹא POR ACASO NÃO...?, SERÁ QUE NÃO...?, ou simplesmente a entonação ou os sinais gráficos, NÃO...?


שָׁמַ֫יִם
SUBSTANTIVO MASCULINO DUAL

CÉUS, DOMICÍLIO, FIRMAMENTO, ESPAÇO, AR, ATMOSFERA, MORADA DAS ESTRELAS.

מַ֫יִם
SUBSTANTIVO MASCULINO DUAL


O pictograma "מ" é a imagem de ÁGUA ou qualquer outro LÍQUIDO.

ÁGUAS (em geral, em sentido indiferenciado); contextualmente pode denotar formas diferenciadas (hipônimos), como MAR (o mar mediterrâneo era temido pelos Antigos Hebreus por ser desconhecido {o que está além ou abaixo} e por causa de seu tamanho, tempestades e ferocidade.), RIO, LAGO, TORRENTE; ou, por ampliação, SANGUE, LÁGRIMAS, URINA, SÊMEN. Em sentido figurado pode ser: CAOS, PERIGO, VIOLÊNCIA, ALGO TRANSITÓRIO, REVIGORAMENTO.

A concepção de “ÁGUA” ou “CÉU” (no singular) não existe em hebraico, ou seja, só existe na tradução.


06
וְאֵת

וְ
וָו הַחִיבּוּר
CONJUNÇÃO

E, TAMBÉM.

Conjunção aditiva que serve para unir palavras e orações. Sinaliza uma continuidade discursiva.

אֵת


O pictograma "א" é a imagem de uma CABEÇA de BOI e representa: FORÇA, PODER; LÍDER, CHEFE. O pictograma "ת" é a imagem de DUAS VARETAS CRUZADAS usadas para fazer um SINAL (marca identificadora, símbolo, indicação) ou MARCA (rastro, impressão). A combinação dessas imagens significa: um boi se movendo em direção a uma marca. Ao arar um campo com bois, o lavrador conduz os bois em direção a uma marca distante para manter o sulco reto. Um viajante chega ao seu destino seguindo uma marca. A viagem em direção a uma marca, destino ou pessoa. Um estandarte, ou bandeira, com a marca da família está pendurado como sinal. Um acordo ou convênio entre dois em que um sinal ou marca do acordo é feito como um lembrete para ambas as partes.

אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת
Opção 1
PARTÍCULA

SINAL (indicação), SEM TRADUÇÃO, QUE INDICA O OBJETO DIRETO.

Quase sempre introduz o complemento direto, pessoa ou coisa ou sufixo. O objeto direto é uma palavra que representa uma pessoa ou coisa que sofre a ação do verbo. O objeto direto pode ser definido ou indefinido.

אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת
Opção 2
PREPOSIÇÃO

Algo que se aproxima de algo para estar com ele, ou seja, denota proximidade; significa estar em conjunto com: COM, AO LADO DE, JUNTO A, JUNTO COM, PRÓXIMO, EM, EM COMPANHIA DE, ALÉM DE.

אֵת אוֹ אֶת אוֹ אוֹת אוֹ אֹת
Opção 3
SUBSTANTIVO

Implemento agrícola puxado por animais, usado para cortar o solo e virá-lo para prepará-lo para semear ou plantar: ARADO; RELHA.


07
הָאָ֫רֶץ

הָ

הַ אוֹ הָ אוֹ הֶ אוֹ הֲ אוֹ הַ
FUNÇÕES DA LETRA ה


O pictograma "ה" é a imagem de um HOMEM com os BRAÇOS LEVANTADOS olhando em direção a algo de interesse e significa: OLHAR (usar os olhos para ver, contemplar, espiar.); VER (perceber pela visão, enxergar, distinguir ou alcançar com a vista, avistar, divisar.); REVELAR (mostrar, desvelar, descobrir, divulgar, manifestar, fazer aparecer, tornar conhecido.); RESPIRAR (absorver e expulsar ar {pessoa ou animal}, puxar ar para dentro dos pulmões e expelir, inalar e exalar, vida.).

a) Artigo Definido (O, A; OS, AS.) → O artigo definido nunca se encontra sozinho, mas sempre prefixado ao substantivo ou adjetivo que está definindo. A forma do artigo não é afetada pelo gênero nem pelo número do substantivo ao qual está prefixado, mas é igual para todos os gêneros e números.

O hebraico não tem artigo indefinido. A ausência do artigo definido indica que o substantivo é indefinido:
הַמֶּלֶךְ O REI → מֶלֶךְ UM REI

b) Partícula de Vocativo (não existe em português): הַמֶּלֶךְ Ó REI! REI!

c) Partícula Demonstrativa (parece ser o uso primitivo): הַיּוֹם HOJE; הַלַּיְלָה ESTA NOITE.

d) Partícula Interrogativa: Direta, Indireta ou Retórica: הֲלוֹא POR ACASO NÃO...?, SERÁ QUE NÃO...?, ou simplesmente a entonação ou os sinais gráficos, NÃO...?


אֶ֫רֶץ
SUBSTANTIVO SINGULAR

Uma porção definida da superfície terrestre pertencente a um indivíduo ou lar de uma nação; região de origem de uma pessoa ou povo; território marcado por limites políticos; superfície sólida da terra; toda a terra ou uma região.

TERRA, PAÍS, SOLO, TERRENO, TERRITÓRIO, CHÃO, CAMPO...


COSMOVISÃO SEMITA



PENSAMENTO CONCRETO
e
PENSAMENTO ABSTRATO


O pensamento hebraico antigo entende o mundo por meio dos sentidos, ou seja, por meio do PENSAMENTO CONCRETO (expressão de conceitos e ideias de maneira que PODEM ser vistas, ouvidas, cheiradas, provadas ou tocadas.).
Exemplo: תְהִלִּים א' ג

O pensamento grego entende o mundo por meio da mente, ou seja, por meio do PENSAMENTO ABSTRATO (expressão de conceitos e ideias de maneira que NÃO PODEM ser vistas, ouvidas, cheiradas, provadas ou tocadas.).
Exemplo: תְהִלִּים קג' ח

Quanto maior a influência de outras culturas (persa, grega, romana etc.), maior a abstração.


בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ׃


REFERÊNCIAS CRUZADAS

הַהִתְגַּלּוּת ג’ יד
מִשְׁלֵי ח' כב-כד
הָרִאשׁוֹנָה לְיוֹחָנָן א' א
יוֹחָנָן א' א-ג


COORDENADORES
FLAVIANDEKSON P. TEIXEIRA e ANA CLAUDIA C. A. TEIXEIRA
flaviandekson@gmail.com