Arte e Música
ARTE
E em seu significado mais geral é todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade humana qualquer. Era nesse sentido que Platão falava da Arte e, por isso, não estabeleceu distinção entre Arte e ciência. Arte, para Platão, é a arte do raciocínio, como a própria filosofia no seu grau mais alto, isto é, a dialética; Arte é a poesia, embora lhe seja indispensável a inspiração delirante. (ABBAGNANO, 2007, p. 81. Arte) Conforme os meios de expressão, podemos dividir as artes em: Artes Visuais (ou Artes Plásticas) - cuja percepção é visual, imediata e completa, por exemplo arquitetura, escultura, pintura, etc. A obra uma vez terminada, não precisa mais de intermediário para ser percebida. Artes Sonoras - cuja percepção é auditiva e sequencial, por exemplo, música. A matéria prima é o som. Os sons existem enquanto os intérpretes cantam, tocam ou declamam. Artes Combinadas - por exemplo, teatro, ópera, balé, cinema, etc. Duas são as definições filosóficas fundamentais dadas da música. A primeira considera-a como revelação de uma realidade privilegiada e divina ao homem: revelação que pode assumir a forma do conhecimento ou do sentimento. A segunda considera-a como uma técnica ou um conjunto de técnicas expressivas que concernem à sintaxe dos sons. (ABBAGNANO, 2007, p. 689. Música) A Música, enquanto arte de combinar os sons, vem sendo cultivada desde as mais remotas eras. Os chineses, três mil anos antes de Cristo, já desenvolviam teorias musicais complexas como, por exemplo, o círculo das quintas. Para os gregos e romanos, a musa EUTERPE tinha a atribuição especial de proteger a música. Para os católicos, a padroeira dos músicos é SANTA CECÍLIA, uma musicista cristã sacrificada no ano 232 d.C. (MED, 1996, p. 9). A ciência musical se estrutura em várias disciplinas: teoria (básica) da música, solfejo, ritmo, percepção melódica, rítmica, tímbrica e dinâmica, harmonia, contraponto, formas musicais, instrumentos musicais, instrumentação, orquestração, arranjo, fisiologia da voz e fonética, psicologia da música, pedagogia musical, história da música, acústica musical, análise musical, composição, regência e técnica de um ou mais instrumentos musicais específicos. Essas disciplinas, também chamadas de Teoria Geral da Música, são um meio e não um fim. No entanto, são um meio indispensável. Essas disciplinas sintetizam as experiências de todas as gerações de compositores e de músicos do passado. Apresentam sugestões, conselhos e recomendações, e não regras rigorosas e intransigentes (MED, 1996, p. 9). Ritmo, melodia, contraponto e harmonia, são considerados os elementos fundamentais da música: Ritmo - ordem e proporção em que estão dispostos os valores. Melodia - Melodia é uma sequência de sons (notas) dispostos na direção horizontal e percebida como uma unidade. Contraponto - conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea (concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da música). Harmonia - conjunto de sons (notas) dispostos na direção vertical. REFERÊNCIAS
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi; revisão da tradução e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. 5ª ed. São Paulo : Martins Fontes, 2007. 1026 p.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª. ed. rev. e ampl. Brasília, DF : Musimed, 1996. 420 p. |
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